segunda-feira, 26 de março de 2012

Presidente da FEM cumpre agenda no Vale do Juruá

A presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Francis Mary Alves de Lima, a Bruxinha, cumpre agenda de articulação para o incremento de ações para as políticas culturais nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, no Vale do Juruá. A agenda iniciou na última terça-feira, 21, no Teatro do Nauas, com uma reunião com a equipe de servidores da FEM que atuam nos equipamentos culturais: Teatro dos Nauas, Museu de Cruzeiro do Sul, Teatro José de Alencar e Salão Cultural Cordélia Lima. Francis Mary apresentou ao grupo o formato da nova gestão.

“Essa troca é muito importante para nos vermos e nos conhecermos melhor. Sempre digo que é preciso ver o Estado como um todo. Juntos, acredito que iremos superar obstáculos, pois uma gestão traz bons frutos com soluções criativas e coletivas”, disse ao se apresentar ao grupo. A afinação do encontro aconteceu de forma simples e dinâmica em que todos os servidores puderam falar sobre o trabalho que realizam em cada espaço, e do que mais gostavam de fazer no dia-a-dia. Francis Mary também realizou visitas à obra da nova biblioteca de Cruzeiro do Sul e à Biblioteca Pública Padre Trindade.


Fazedores de Cultura em Rede

Um dos pontos interessantes da agenda aconteceu na quinta-feira, 22. O encontro com os fazedores de cultura, com a participação dos gestores ligados à pasta no município, representantes do Conselho Municipal de Cultura, e dos Pontos de Cultura do Ceanom e Resgate da Sabedoria Popular e Cultural, foi bastante propositivo. Participaram ainda os coordenadores dos espaços culturais da FEM no município.

“Esse é um momento de troca, da construção de diálogos com os fazedores de cultura e servidores, pois uma gestão não se constrói sem essa participação da sociedade civil e dos artistas”, disse em sua fala de apresentação que incluiu as linhas gerais da nova gestão que traz como foco principal o Programa Cultura e Comunidade. Na oportunidade ela aproveitou para lançar um desafio ao grupo: a criação de uma rede de cultura, que integre os fazedores de cultura do Juruá.

Sheila Souza, diretora administrativa do Ponto de Cultura ‘Resgate da Sabedoria Popular’ apontou aspectos da nova gestão. “Para os pontos esta gestão está sendo proveitosa. A gente participou do encontro estadual dos pontos em Rio Branco e tivemos toda a colaboração da FEM. E pudemos representar o Estado num curso de formação em Porto Velho com todo apoio da instituição. Foi gratificante e tivemos boas experiências. Gostei da ideia da rede. Nos nossos pontos de cultura a gente tem uma rede estadual. A cultura também precisa se articular para melhorar”.

Fábio Rosas, membro do Conselho Municipal de Cultura disse que: “A instalação de uma rede de cultura é muito importante, pois só assim vamos conhecer realmente quem faz cultura no município. Os fazedores de cultura estão meio isolados mas com a rede vão começar a se conhecer também”.

Plano Estadual de Cultura - Francis Mary também citou a rica experiência dos Pontos de Cultura, como parte do Programa Cultura Viva do MinC; falou dos projetos do município aprovados no edital de incentivo direto do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (PRECULT); e aproveitou para sensibilizar a todos fazendo o chamamento para a importância da construção participativa no Plano Estadual de Cultura. “O Plano é uma prioridade para este ano. Já existe um acúmulo de propostas tiradas das conferências de cultura. Acontecerá um fórum, um espaço onde serão validadas essas propostas, além de novas que poderão surgir. O plano que será decenal sinaliza essa construção coletiva que apontará os rumos para a cultura nos próximos dez anos”, explicou Francis Mary.

Jackson dos Santos Messias é músico e ativista da cultura ayahuasqueira. Mora no Rio Croa, destino turístico obrigatório em Cruzeiro do Sul, devido à beleza da natureza local e das atividades comunitárias locais ligadas à ayahuasca e ao artesanato. Disse ter ‘achado’ muito positiva a reunião com a nova presidente da Fundação Elias Mansur (FEM). “Acho que é um privilégio participarmos dessa reunião com a presidente. É importante para os artistas. Vemos seu interesse em revolucionar a cultura local, dando oportunidade e incentivo para artistas. Gostei das propostas que ela veio mostrar e da sua vontade em fomentar a cultura nas comunidades, democratizando assim o acesso”. 

A agenda encerrou com a visita ao bazar do Ponto de Cultura do Ceanom e a participação no encerramento de um curso de fitoterapia do Ponto de Cultura Resgate da Sabedoria Popular, no bairro Lagoa. 
Fonte: Agência de Notícias do Acre

terça-feira, 13 de março de 2012

"A Cultura é Viva, Comunicar é Preciso" é tema do 3º Encontro dos Pontos de Cultura do Acre

Com o tema "A Cultura é Viva, Comunicar é Preciso" acontece em Rio Branco o 3º Encontro dos Pontos de Cultura do Acre. No domingo, 11, o Mercado Novo Velho foi tomado por artistas, representantes de pontos e gestores de cultura que saíram em cortejo pelo espaço abrindo o encontro.
Várias atividades artístico-culturais dos Pontos de Cultura foram desenvolvidas, entre as quais apresentação da troupe de palhaços e intervenção teatral (Grupo Vivarte) apresentação musical com deficientes visuais, do Ponto de Cultura da Adevi e a roda de capoeira com o alunos do Grupo Candeias.
Esse momento é de interação e troca, mas também de prestação de contas. Representamos entidades selecionadas pelo governo do Estado, através de edital, e recebemos recursos para executar determinado plano de trabalho. A transversalidade faz parte dos Pontos de Cultura, que são autônomos, e precisam se articular em rede. Esse também é o foco desse encontro”, disse o coordenador da Rede de Pontos de Cultura do Acre, Gilberto Moura.
Com uma fala direcionada ao projeto “Cultura e Comunidade”, em fase de elaboração e articulação, a diretora-presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Francis Mary Alves de Lima, deu as boas-vindas a todos.
“É esse trabalho direto com a comunidade que pretendemos fomentar, pois agrega cidadania. Com o projeto, os fazedores de cultura serão agentes principais dos processos, iremos apenas fomentar, sensibilizar e fortalecer o que já existe e o que ainda nascerá dentro de cada local, por meio dos editais que têm como foco as comunidades. Estamos com vocês, 'ponteiros e ponteiras'”, disse Francis Mary.
Keilah Diniz falou da política do Ministério da Cultura (MinC) com o Programa Cultura Viva, que coordena os projetos dos Pontos de Cultura em todo o país.
“A secretária de Cidadania Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, já anunciou que o MinC aperfeiçoará o Programa Cultura Viva. O MinC considera que o programa é uma das experiências de políticas culturais mais inovadoras, pois potencializa o protagonismo”, disse a representante do MinC no Acre.
Participaram também da abertura gestores do Departamento de Incentivos Fiscais da FEM, artistas e convidados.
Para debaterem o tema principal, apresentarem suas experiências e fomentar o intercâmbio de ações desenvolvidas pelas organizações da sociedade civil e poder público, os representantes dos pontos estão reunidos durante todo o dia de hoje, 12, na Filmoteca da Biblioteca Pública.