segunda-feira, 9 de abril de 2012

MinC e FEM realizam a primeira oficina para a elaboração do Plano Estadual de Cultura


A primeira oficina de capacitação de técnicos facilitadores do processo de construção do Plano Estadual de Cultura do Acre aconteceu em Rio Branco nos dias 3, 4 e 5 deste mês. O encontro faz parte do Projeto de Apoio à Elaboração dos PECs, coordenado pelo Ministério da Cultura (MinC) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No Acre, a coordenação é feita pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).

Organizado pelo Núcleo Executivo do Projeto local, que tem como articulador Assis Pereira, o encontro serviu para nivelar informações, conceitos e metodologia do processo de construção do PEC/AC e planejamento das etapas de trabalho.

Participaram da oficina integrantes do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI), composto por gestores dos departamentos da FEM, FGB e MinC, e pelo Grupo de Técnicos Facilitadores formado por representantes do ConCultura, Criativa Birô, CEFIC, departamentos e assessorias da FEM e de instituições do setor cultural das cinco regionais administrativas do Acre.

Na abertura, Francis Alves de Lima, a Bruxinha, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour fez o chamamento aos participantes para a importância do encontro. “Toda essa construção faz parte da implementação do Sistema Estadual de Cultura. Essa é uma oportunidade rica de crescimento para o setor cultural no estado. É importante que o grupo, e outros que venham se somar a ele, se aproprie conceitualmente de todo o processo por meio de muitas leituras e de uma capacitação contínua e plena de envolvimento”, ressaltou.

José Marcio Barros, coordenador técnico do projeto, apresentou ao grupo as diretrizes básicas do processo metodológico para o PEC/AC. Ele aproveitou refletir sobre a relação entre Plano Estadual de Cultura e o Sistema Estadual de Cultura, enfocando cada um de seus elementos constitutivos.

Gestores apresentaram estágios atuais dos sistemas de cultura

Em seguida, o foco foi direcionado para o processo de construção dos sistemas de cultura e dos planos de cultura, no níveis federal, estadual e municipal. Keilah Diniz, representante do escritório do MinC em Rio Branco, contextualizou sobre o atual estágio do processo no âmbito federal. Logo após, Assis Pereira, articulador do projeto, e Karla Martins, chefe do Dartes da FEM, apresentaram o estágio atual do Sistema Estadual de Cultura. E para fechar, Eurilinda Figueiredo, presidente da FGB falou sobre o processo em nível municipal.

Com o objetivo de realizar um diagnóstico sobre o atual estágio do Sistema Estadual de Cultura do Acre, com enfoque na sua relação com a elaboração do PEC, os facilitadores participaram de um trabalho em grupo.

“Essa atividade permitiu a identificação das principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, além de terem sido definidas as possíveis estratégias de intervenção na realidade do setor cultural, como forma de subsidiar a construção do PECAcre”, explicou José Márcio.

O encontro finalizou com a apresentação do Plano de Ação do Projeto. O grupo fez a validação de suas metas, prazos e, sobretudo, as datas de constituição do Fórum Estadual do PEC e da III Conferência Estadual de Cultura. O primeiro será a instância de construção do PEC e o segundo a validação do prognóstico a ser realizado pelo fórum.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Edital Agente Jovem de Cultura é lançado no Acre

O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Assessoria Especial da Juventude do Estado e com apoio da Fundação Elias Mansour, lançou nesta terça-feira, 3, o Edital Agente Jovem de Cultura, que visa premiar 500 iniciativas propostas por agentes culturais jovens. Essas propostas podem ser realizadas ou concluídas. 

Keila Diniz, da representação do MinC na Região Norte, observa que este é o primeiro edital que o ministério lança para juventude. “O MinC vem trabalhando para valorizar o que o jovem produz e as iniciativas. Isso é uma ação de amplitude nacional e uma oportunidade muito especial para participação da juventude nesse campo da cultura brasileira”, completa. 

O assessor Especial da Juventude, Thiago Higino, assegura que sua equipe levará o edital ao conhecimento dos jovens de todos os municípios do Acre. “Serão premiadas 500 iniciativas, e nós queremos contemplar as iniciativas dos jovens do Acre. Queremos mostrar que a juventude do Estado tem muitos trabalhos e apresenta iniciativas de qualidade na área de cultura”, afirmou Higino.

A presidente da Fundação Elias Mansour, Francys Mary Alves, ressaltou que nesse edital se enquadram iniciativas como as promovidas na área de divulgação do Hip Hop e Cinema, entre outras. “Esta é uma oportunidade para aqueles jovens que promovem atividades culturais em comunidades ou em qualquer outro espaço, urbano ou rural”, disse a presidente.

Os prêmios são no valor de R$ 9 mil (brutos) e serão pagos a projetos realizados por jovens com idade entre 15 e 29 anos.

Saiba mais sobre o edital


De acordo com o edital as iniciativas culturais poderão contemplar ações voltadas para:

- Comunicação, articulação e mobilização cultural - campanhas sócioculturais e cidadãs, ações de comunicação comunitária, ações de mídia livre, ações colaborativas ou em rede, ações de difusão cultural, jornalismo cultural, audiovisual, rádio, publicações, fanzines, revistas, jornais impressos e cineclubes;

- Cultura e tecnologia - desenvolvimento de softwares, criação de plataformas e aplicativos, criação de sites, blogs, vlogs, wiks, redes sociais, web rádio, vídeos para internet, criações multimídia e observatórios virtuais;

- Pesquisa, acervo e diálogos intergeracionais no campo da cultura - mapeamentos, registros e estudos culturais, organização de acervos, digitalizações, memoriais, estudos intergeracionais e ações para preservação de saberes ou manutenção de tradições;

- Formação cultural - cursos, oficinas, propostas de autoformação no campo da cultura, qualificação técnica individual e imersões;

- Produção e expressão artística e cultural nas áreas e/ou segmentos - artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual, artes integradas, artesanato, cultura afrobrasileira, cultura popular, cultura Indígena, design, moda e gastronomia;

- Intercâmbios e encontros culturais - circuitos, eventos, caravanas, folguedos populares e residências artístico-culturais;

- Cultura e sustentabilidade - propostas de moeda cultural, financiamento cultural e ações de economia solidária.

Agencia - Acre