segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Caravana do Plano Estadual de Cultura retorna ao município nesta terça feira

Coordenador da FEM em Tarauacá, Professor Evandro Dias

A comunidade de Tarauacá vai receber nesta terça feira, 10 de dezembro, a Caravana da Fundação Elias Mansour (FEM) para dialogar sobre o Plano Estadual de Cultura (PEC). 

Segundo o Coordenador da FEM em Tarauacá, Professor Evandro Dias, o encontro acontecerá no Galpão de Cultura de Tarauacá e deverá contar com a participação de artistas locais, vereadores, membros da administração municipal e todos os segmentos da cultura local. A metodologia adotada para a construção deste importante documento dará autonomia aos artistas, produtores, gestores, consumidores e fazedores de cultura de todo o Estado. 

A caravana da Fundação Elias Mansour (FEM) percorre as regiões do Acre para a fase das escutas públicas e as ações estão centradas em três pontos: construção do Plano Estadual de Cultura (PEC), reestruturação do Conselho Estadual de Cultura e apresentação do edital Cultura e Comunidade.

A equipe já havia realizado o mapeamento das ações artístico culturais dos municípios, para criar o esboço do PEC. “A nova visita apresenta o resultado desse levantamento aos moradores de cada lugar do Acre, incluindo as aldeias indígenas. Durante a apresentação, os participantes são orientados a opinar e sugerir novas ideias”, explica Francis Mary, presidente da FEM.

Os 22 municípios do Estado terão recebido a caravana da FEM até o final deste mês. O documento oficial com as propostas será validado na 3ª Conferência Estadual de Cultura, prevista para o segundo semestre de 2013. Em seguida, o projeto seguirá para a apreciação dos deputados da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), onde deverá ser aprovado e virar lei estadual.

do blog do Accioly

Nenhum comentário: