segunda-feira, 9 de abril de 2012

MinC e FEM realizam a primeira oficina para a elaboração do Plano Estadual de Cultura


A primeira oficina de capacitação de técnicos facilitadores do processo de construção do Plano Estadual de Cultura do Acre aconteceu em Rio Branco nos dias 3, 4 e 5 deste mês. O encontro faz parte do Projeto de Apoio à Elaboração dos PECs, coordenado pelo Ministério da Cultura (MinC) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No Acre, a coordenação é feita pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).

Organizado pelo Núcleo Executivo do Projeto local, que tem como articulador Assis Pereira, o encontro serviu para nivelar informações, conceitos e metodologia do processo de construção do PEC/AC e planejamento das etapas de trabalho.

Participaram da oficina integrantes do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI), composto por gestores dos departamentos da FEM, FGB e MinC, e pelo Grupo de Técnicos Facilitadores formado por representantes do ConCultura, Criativa Birô, CEFIC, departamentos e assessorias da FEM e de instituições do setor cultural das cinco regionais administrativas do Acre.

Na abertura, Francis Alves de Lima, a Bruxinha, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour fez o chamamento aos participantes para a importância do encontro. “Toda essa construção faz parte da implementação do Sistema Estadual de Cultura. Essa é uma oportunidade rica de crescimento para o setor cultural no estado. É importante que o grupo, e outros que venham se somar a ele, se aproprie conceitualmente de todo o processo por meio de muitas leituras e de uma capacitação contínua e plena de envolvimento”, ressaltou.

José Marcio Barros, coordenador técnico do projeto, apresentou ao grupo as diretrizes básicas do processo metodológico para o PEC/AC. Ele aproveitou refletir sobre a relação entre Plano Estadual de Cultura e o Sistema Estadual de Cultura, enfocando cada um de seus elementos constitutivos.

Gestores apresentaram estágios atuais dos sistemas de cultura

Em seguida, o foco foi direcionado para o processo de construção dos sistemas de cultura e dos planos de cultura, no níveis federal, estadual e municipal. Keilah Diniz, representante do escritório do MinC em Rio Branco, contextualizou sobre o atual estágio do processo no âmbito federal. Logo após, Assis Pereira, articulador do projeto, e Karla Martins, chefe do Dartes da FEM, apresentaram o estágio atual do Sistema Estadual de Cultura. E para fechar, Eurilinda Figueiredo, presidente da FGB falou sobre o processo em nível municipal.

Com o objetivo de realizar um diagnóstico sobre o atual estágio do Sistema Estadual de Cultura do Acre, com enfoque na sua relação com a elaboração do PEC, os facilitadores participaram de um trabalho em grupo.

“Essa atividade permitiu a identificação das principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, além de terem sido definidas as possíveis estratégias de intervenção na realidade do setor cultural, como forma de subsidiar a construção do PECAcre”, explicou José Márcio.

O encontro finalizou com a apresentação do Plano de Ação do Projeto. O grupo fez a validação de suas metas, prazos e, sobretudo, as datas de constituição do Fórum Estadual do PEC e da III Conferência Estadual de Cultura. O primeiro será a instância de construção do PEC e o segundo a validação do prognóstico a ser realizado pelo fórum.

Nenhum comentário: