terça-feira, 13 de março de 2012

"A Cultura é Viva, Comunicar é Preciso" é tema do 3º Encontro dos Pontos de Cultura do Acre

Com o tema "A Cultura é Viva, Comunicar é Preciso" acontece em Rio Branco o 3º Encontro dos Pontos de Cultura do Acre. No domingo, 11, o Mercado Novo Velho foi tomado por artistas, representantes de pontos e gestores de cultura que saíram em cortejo pelo espaço abrindo o encontro.
Várias atividades artístico-culturais dos Pontos de Cultura foram desenvolvidas, entre as quais apresentação da troupe de palhaços e intervenção teatral (Grupo Vivarte) apresentação musical com deficientes visuais, do Ponto de Cultura da Adevi e a roda de capoeira com o alunos do Grupo Candeias.
Esse momento é de interação e troca, mas também de prestação de contas. Representamos entidades selecionadas pelo governo do Estado, através de edital, e recebemos recursos para executar determinado plano de trabalho. A transversalidade faz parte dos Pontos de Cultura, que são autônomos, e precisam se articular em rede. Esse também é o foco desse encontro”, disse o coordenador da Rede de Pontos de Cultura do Acre, Gilberto Moura.
Com uma fala direcionada ao projeto “Cultura e Comunidade”, em fase de elaboração e articulação, a diretora-presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Francis Mary Alves de Lima, deu as boas-vindas a todos.
“É esse trabalho direto com a comunidade que pretendemos fomentar, pois agrega cidadania. Com o projeto, os fazedores de cultura serão agentes principais dos processos, iremos apenas fomentar, sensibilizar e fortalecer o que já existe e o que ainda nascerá dentro de cada local, por meio dos editais que têm como foco as comunidades. Estamos com vocês, 'ponteiros e ponteiras'”, disse Francis Mary.
Keilah Diniz falou da política do Ministério da Cultura (MinC) com o Programa Cultura Viva, que coordena os projetos dos Pontos de Cultura em todo o país.
“A secretária de Cidadania Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, já anunciou que o MinC aperfeiçoará o Programa Cultura Viva. O MinC considera que o programa é uma das experiências de políticas culturais mais inovadoras, pois potencializa o protagonismo”, disse a representante do MinC no Acre.
Participaram também da abertura gestores do Departamento de Incentivos Fiscais da FEM, artistas e convidados.
Para debaterem o tema principal, apresentarem suas experiências e fomentar o intercâmbio de ações desenvolvidas pelas organizações da sociedade civil e poder público, os representantes dos pontos estão reunidos durante todo o dia de hoje, 12, na Filmoteca da Biblioteca Pública.



Nenhum comentário: