segunda-feira, 5 de novembro de 2012

DIA DA CULTURA

Para quem não sabia, existe um dia no ano em que é celebrado o Dia da Cultura. Esse dia é cinco de novembro. Com a lei n° 5.579, que institui desde 15 de maio de 1970 o ‘Dia da cultura e da Ciência’ como homenagem a data de aniversário do Conselheiro Rui Barbosa, figura importante nas letras no Brasil e no mundo, essa data é comemorada em 5 de novembro aqui no Brasil.

Pela sua diversidade a cultura não pode se limitar a ser comentada em apenas um dia, mas não podemos deixar passar em branco um dia tão significativo para todos os amantes da cultura e do arsenal de coisas a que ela nos remete.

A cultura é um aglomerado de vivências históricas de relevantes significados sociais, valores, crenças, gostos, objetos que são constituídos no coletivo. A manifestação cultural muitas vezes vai de encontro a diversos valores dos nossos antepassados, mas não deixa de ser cultura em nenhuma esfera.

Vivemos em um país em que a sua principal marca cultural é a mistura. Com essa miscigenação tão visível não é de estranhar que o Brasil tenha seus traços culturais únicos, ímpares e que tem seus detalhes bastante similares.

A cultura é tudo que o homem adiciona à natureza, tudo que está ao nosso redor e fazemos. E não podemos esquecer que a cultura é, sem sombra de dúvidas, ligada diretamente a rebeldia, por isso falei anteriormente que diverge muitas vezes das idéias de nossos antepassados.

O Dia Nacional da Cultura Brasileira tem como objetivo principal festejar as manifestações culturais em todos os cantos do país. Manifestações que vão de música, culinária, dança, teatro, expressões de povos e de suas vivências históricas enquanto sociedade.

Dessa forma uma cultura tão rica de valores e símbolos como a nossa não poderia de forma alguma deixar de receber uma celebração a altura.

Fonte:

Nenhum comentário: