Galpão de cultura de Tarauacá
FECANTA: Na última quinta feira (01.11) foi realizada no Galpão de Cultura de Tarauacá, a Edição Especial do Fecanta, maior festival de música autoral da Regional Tarauacá, Envira e Jordão e, de todo o Vale do Juruá. São vinte anos de um evento legitimamente tarauacaense que se propõe a valorizar aqueles que escrevem, tocam e cantam as canções da “Terra do Abacaxi Grande”. O Fecanta já se consolidou como uma das mais importantes atividades do calendário cultural da nossa cidade. Nenhum outro município do Acre realizou tantas edições de um mesmo festival.
ACRE: O Acre, atualmente, passa por uma Revolução Cultural em todos seus aspectos. Nova concepção de estado e de governo, educação em expansão, cultura valorizada, consciência de desenvolvimento sustentável e outros aspectos. Na música, essa mudança se expressa nas produções autorais. Em grupos ou, individualmente, os acreanos os optaram por tocarem e cantarem suas próprias composições. Desde a década de 80, somos também protagonistas dessa revolução na área musical.
Cantores da terra
HISTÓRIA DO FESTIVAL - Tudo começou na década de 80 quando grupos de jovens se organizavam na luta popular por seus direitos e se manifestarem através da música. Apesar das dificuldades inerentes à época, a juventude resistia e “se virava” para promover seus eventos culturais.
“enquanto botam algumas sementes...
dessas queimadas assassinas...
enquanto eu fico...
olhando os pássaros cantarem...
morre a mãe natureza...”
Esse desabafo juvenil é um trecho da música “queimadas” do artista Léo Sampaio, fruto desse evento que resiste ao tempo e se renova, abrindo espaço para a revelação de nossos novos artistas. Por esse projeto, estamos realizando uma edição especial do nosso Festival da Canção Tarauacaense. Vinte Anos da Canção Tarauacaense. Não seria possível a realização do evento sem financiamento público do Governo Estadual. O município de Tarauacá, seus poderes públicos e iniciativa privada ainda não despertaram para a importância das atividades culturais na vida das pessoas e da própria cidade.
EDIÇÃO ESPECIAL: O festival em sua Edição resgata as músicas mais destacadas em todas as edições do festival, reunir os principais músicos, intérpretes e bandas locais. Será realizado no Galpão da Cultura de Tarauacá, espaço conquistado pelo movimento cultural em Tarauacá, especialmente os da música. Outra questão a destacar do projeto é a qualidade da nossa produção musical, reconhecida em âmbito estatual. Tarauacá e sua riqueza musical necessitam de mais eventos públicos dessa envergadura para continuar contribuindo com a riqueza da cultura do nosso povo. A edição do FECANTA.
A ORGANIZAÇÃO: A Edição Especial de 20 anos de Musica Tarauacaense foi promovida pela Rádio Comunitária Nova Era FM, outra conquista do povo para valorizar nossa cultura, com apoio do Sinteac e da Cooperativa dos Músicos de Tarauacá. O evento foi financiado pelo Governo do Acre através do PRECULT.
Fonte: Blog da Rádio Comunitária Nova Era FM
Nenhum comentário:
Postar um comentário